quarta-feira, 4 de maio de 2011

Ótimos farejadores!!

O olfato dos cães é extremamente apurado, infinitamente mais sensível que o dos humanos. O olfato é tão importante que, após 5 minutos do nascimento do cão, mesmo com os olhos e ouvidos ainda fechados, eles conseguem através do faro, identificar as tetas da mãe.

Os ouvidos se abrem depois de alguns dias, e só depois de 10 a 12 dias os olhos se abrem. Por conta disso, o olfato é o sentido mais importante para os cães e eles são muito usados em trabalhos como achar drogas, bombas, pessoas soterradas e até farejar vazamentos de gás.

Mas porque o olfato dos cães é tão desenvolvido?

As membranas nasais dos cães são muito maiores que dos humanos, fazendo com que a quantidade de células dos receptores nasais também aumentem e por isso os peludos tem uma sensibilidade olfativa infinitamente maior e melhor que a nossa.

Alguns cientistas defendem a tese de que, quanto maior o focinho, maior será sua capacidade olfativa. Por isso são usados mais pastores alemães do que outros cães de focinhos menores, em trabalhos de resgate por exemplo.

Os peludos também possuem narinas móveis, o que ajuda na capacidade de identificação dos odores.

E por falar em odores, são eles que influenciam diretamente na fisiologia e no comportamento dos cães. Quando seu peludo levanta a cabeça e fareja, ele para sua atividade respiratória e capta a informação que está recebendo. Em seguida, esse odor novo vai para o cérebro e é guardado na memória. Graças a isso, os peludos reconhecem lugares e pessoas, pois grande parte de seu cérebro é voltado para identificação dos odores.

Os cães se reconhecem pelo cheiro, através da urina ou das glândulas anais. Esses odores variam de animal para animal e servem para informar tudo sobre o outro peludo, ou seja: saúde, idade e até aspectos de hierarquia são informados tanto na urina quanto nas glândulas anais.

Por isso, cães medrosos ou inseguros costumam colocar o rabo entre as pernas, para “esconder” suas informações dentro da matilha.

Mas o cheiro não serve só para os cães se identificarem. Servem também para que os peludos saibam como os outros peludos estão, e por onde andaram.

Por isso o olfato dos cães é tão apurado e importante para sua sobrevivência.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...