segunda-feira, 11 de março de 2013

Música para os peludos!!!

Já ouviu falar em Musicoterapia?  

A musicoterapia nada mais é que a utilização da música ou de seus elementos (melodia, som, ritmo e harmonia), com o objetivo de estabelecer mudanças positivas físicas, sociais e mentais em seres com problemas de saúde ou de comportamento. Está comprovada cientificamente a eficácia da música para fins terapêuticos, tanto para pessoas como para os animais.   
 
Muitas universidades de vários países estudam os efeitos da música nos animais. Segundo pesquisadores da Universidade do Canadá, cães que foram submetidos a sessões de música, são mais dóceis e mais alegres do que os demais.

Na Inglaterra, a musicoterapia para animais é muito bem aplicada e difundida. Muitos estudiosos dizem que a música pode provocar efeitos positivos em animais e humanos, como por exemplo: relaxamento, redução do stress, equilíbrio do sistema cardiocirculatório, dentre outros.
 
Mas não é qualquer tipo de música que traz paz e tranquilidade para seus peludos. Se for usar esse método de relaxamento, utilize somente músicas clássicas ou instrumentais, com ritmos calmos, sem batidas fortes ou vibrações intensas. Nada de funk, axé ou semelhante.
 
No trabalho de musicoterapia que desenvolvo gosto muito de utilizar mantras, que são melodias tranquilas, com dizeres curtos e repetidos, que é uma excelente opção para o seu cão ou gato.
Hoje, encontramos vários CDs de musicoterapia indicada para animais, mas se preferir faça você mesmo sua seleção, ouça e relaxe com seu peludo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...