sexta-feira, 22 de março de 2013

Peludos medrosos e ansiosos!!


A fase de socialização do cão ou do gato é extremamente importante. É nela que o comportamento do animal é definido. Um cão mal socializado pode ter vários tipos de medos, ansiedades, agressividades, fobias e outros comportamentos desagradáveis.

Claro que alguns cães já podem nascer com uma predisposição para algum tipo de medo, mas a maioria desses medos está sim relacionada a experiências que eles tiveram ao longo da sua vida ou até experiências que eles não tiveram na sua fase de crescimento.

Mas uma coisa é certa: Quanto antes o seu peludo for socializado, maiores as chances de ser um peludo confiante e equilibrado.

Geralmente depois de mais ou menos oito semanas de vida, o peludo começa a ficar mais tímido e inseguro com pessoas que ele não conhece, portanto ele precisa começar a ser trabalhado nesse período, para ter grandes chances de ser um animal mais confiante.

Na fase que o peludo atinge uns cinco ou oito meses ele começa a direcionar seus "medos" para certos "alvos". Geralmente são crianças ou homens, isso está claro por conta da energia das crianças em relação à forma como elas lidam com os animais. Quanto aos Homens, a postura mais "enérgica" e às vezes "agressiva", é o que reforça ainda mais os medos e as ansiedades dos peludos o que pode piorar, pois se isto não for tratado corretamente, esse medo passa a virar agressividade.

É fácil notar se o seu cão está com medo, ansioso ou desconfortável com alguma situação. Geralmente eles abaixam as orelhas, se encolhem, colocam o rabo entre as pernas, ficam com os pelos eriçados, andam abaixados ou tentam se esconder, tremem, ficam com a respiração ofegante. Alguns peludos chegam até a babar, se urinam, se agarram aos donos, choram, destroem objetos e até atacam seu objeto de medo.
 
Enfim, na maioria desses casos, o maior problema é a postura do dono, o que geralmente reforça esses medos e ansiedades. O maior erro do dono em relação a todos esses sintomas é recompensar isso, ou seja, quando o peludo está nessas posturas que falei acima, ele geralmente abraça o peludo, dá petiscos, pega no colo e etc. Isso só reforça o medo e a insegurança do animal, pois ele entende que agir dessa maneira está certo e da próxima vez fará pior, ou seja, terá mais medo ainda.

Não abrace, nem aninhe seu animal no momento em que ele está com medo, muito pelo contrário, mostre segurança e postura. Mostre que você é o líder e que qualquer situação que possa parecer ruim para ele, na verdade não é perigosa. A melhor coisa a fazer é ignorar o cão e desviar o foco de medo dele para outras coisas, como exercícios e brincadeiras.

Lembre-se, tudo isto precisa ser treinado e você precisa entender muito bem a origem do medo e da ansiedade, já que muitas fobias podem aparecer ao longo da vida do cão ou do gato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...