quarta-feira, 15 de maio de 2013

Cães X Crianças!!


Na semana passada aconteceu um fato bem triste de um cão da raça São Bernardo que acabou matando uma criança de um ano e meio de idade. Notei que de uns meses para cá, incidentes como esse, vem acontecendo com uma maior frequência. O que será que está levando nossos peludos a tomarem atitudes tão agressivas?

Antes de qualquer julgamento, é preciso entender o que motiva um cão a desferir um ataque contra um humano, ou um outro animal. Não é normal cães agredirem membros da própria familia. Uma série de fatores podem causar esse tipo de agreção. Desde insegurança do peludo, até dúvidas de confiança do cão em relação aos próprios donos ou agregados da família.

Muitos fatores como manter os cães no fundo da casa preso por correntes, não levar o cão para passear, afastar ele do convívio com pessaos e outros animais, não socializá-lo de uma forma correta para que ele conheça outros humanos e animais e não dar regras e atividades físicas e mentais para que o cão tenha disicplina, são fatores que proporcionam problemas psicológicos nos cães, como agressividades, inseguranças, fobias e outros disturbios, independente da raça ou do comportamento do peludo.

Geralmente isso acontece mais com os cães maiores, como os rotweillers, dobermans, pitbulls, São Bernado, dentre outros. Como esses cães são mais fortes e grandes, eles acabam sempre ficando do lado de fora e mais longe do convívio com as pessoas, pois é mais difícil lidar com esses peludos.

Já peguei muitos casos em que os donos simplesmente deixaram o cão "abandonado" nos fundos da casa, preso na corrente, simplesmente porque tem dificuldades para passear com o cão, ou ele tem muita energia física e os donos teoricamente não conseguem lidar com isso. Os donos não procuram ajuda de um profissional e aí a situação do cão e o comportamento dele, acaba piorando.

Obviamente, se você tem um cão de porte grande, precisa dar atividades e passeios diários. Independente do cão, mesmo aqueles ditos cães de guarda como os pastores por exemplo, podem ser extremamente doceis se forem bem socializados e podem muito bem conviver com qualquer pessoa, animal ou criança. Tudo depende da forma como o animal é criado e o ambiente em que ele vive.

O cão não sabe falar, então, dessa maneira, qualquer frustração, tristeza, raiva ou insegurança que ele tiver, vai demonstrar mordendo. O único culpado pelo comportamento desequilibrado do cão é o seu próprio dono.

Outra coisa que me preocupa bastante também, é como os pais permitem que seus filhos interajam de forma mais "efusiva" com seus cães. Todos os cães, independente da raça, tem suas tolerâncias. Alguns cães são mais tolerântes que outros e acabam permitindo brincadeiras mais agressivas das crianças, como puxar o rabo, a orelha ou os pêlos dos cães por exemplo.

É papel fundamental dos pais ou dos adultos, gerenciarem como a criança irá interagir com o cão, por exemplo. Nunca permita que puxem o rabo, as orelhas ou outras partes sensiveis dos cães. A parte do Abdomen do cão também é super sensivel. nenhum cão gosta de ser incomodado nessa região, e mesmo o peludo mais tolerante, pode reagir com uma mordida em algum momento.

Tenha em mente que os cães aprendem e evoluem de acordo com a educação que recebem. Se você tiver um cão mais dominante que fica muito tempo preso, é natural que ele se torne mais agressivo e territorial. Esse comportamento foi ensinado pelo dono, sem ele perceber. Então, se ele se sentir ameaçado ou invadido, irá atacar quem tiver se aproximando.

Seja gentil com seu cão, e peça para as crianças também serem gentis com eles. Sem brincadeiras que envolvam puxões, beliscões ou apertões. Ao invés disso, ofereça para as crianças e para os cães brincadeiras de jogar a bolinha, pegar algum bastão, correr e etc. Atitudes gentis, com gestos gentis e tranquilos, deixarão seu cão mais calmo, equilibrado e sem desvios de comportamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...