sexta-feira, 10 de maio de 2013

Socializando seu filhote ( Parte 1 )


Como dizia minha avó: É de pequeno que se torce o pepino!!

Pois é, com os animais não é diferente. Quanto antes forem socializados, melhor!! Pois quanto mais tarde ficar, mais difícil será o aprendizado. E é nesta hora que, aqueles problemas de comportamento que você achava bonitinho ou que achava que eram coisas de filhote, passam a ser um problema quando ele fica adulto. 

Se você tem um filhote de cão ou gato em casa ou está pensando em ter um, não se esqueça que precisa educá-lo logo cedo.

A melhor fase para socializá-lo é a partir dos 60 dias de vida, quando o peludinho já está pronto para conhecer o mundo e as coisas que ele oferece.

É muito importante que antes disso, ele não seja retirado de sua ninhada e que permaneça com sua mamãe até mais ou menos 3 meses de vida, que é a fase em que ele começa a se sentir mais confiante longe da ninhada.

Antes de começar a socialização, é muito importante que ele seja levado ao veterinário para tomar as vacinas necessárias para que fique imune a vírus e doenças. Mas converse com seu veterinário para saber exatamente sobre sua imunidade e se ele pode ou não ficar no chão da rua, por exemplo. Caso ele ainda não possa ficar no chão da rua, leve-o no colo para um contato visual da rua.

Depois de iniciada a fase das vacinas, uma socialização correta e agradável poderá fazer com que seu cão ou gato se relacione bem com pessoas, outros animais e lugares diferentes. Por isso, tudo que acontece de bom ou ruim nessa fase da vida deles, influencia diretamente no seu perfil.

Quanto mais o filhote conhecer barulhos diferentes, pessoas, animais, ambientes e objetos, mais chances ele terá de ser um animal confiante e sociável.

Lembrando que, para tudo temos que ter cuidado. A paciência e a gradatividade são fundamentais na hora da socialização de um cão ou gato. Tenha cuidado na hora de apresentar as novidades para não assustar seu peludinho e acabar criando um trauma para ele.


Na proxima semana falaremos sobre como fazer uma boa socialização para o seu filhote.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...