quinta-feira, 13 de junho de 2013

Festas juninas e copa das confederações chegando. (Parte 1)


Muitos doces, quentão, danças, fogueiras, gritos de gol e....... Barulho de fogos, rojões, morteiros.
 
Você e seu animal de estimação estão preparados para isso?

Como o líder da matilha deve agir quando notar seu cão ou gato com medo de barulhos fortes? 

Alguns sentidos dos peludos como a audição por exemplo são infinitamente superiores que a nossa.  Eles podem escutar um ruído a Km de distância por exemplo. E por conta disso, barulhos como fogos e rojões por exemplo, podem provocar nos peludos, palpitações, angustias, Taquicardia, estresse, medos diversos, convulsões, necessidade de fuga e outros sintomas.

Você sabia que sua postura diante a situação também pode aumentar o trauma e o medo do peludo?

A primeira coisa que sempre digo, pois acho a mais importante é que o comportamento do dono faz uma grande diferença nessas horas. Você sempre deve passar uma sensação de segurança e tranquilidade na hora que seu peludo estiver com medo do barulho. Neste momento, atitudes como pegá-lo no colo, se agachar, fazer carinho, podem significar para o animal que o dono também está com medo, tornando a situação mais complicada, tensa e reforçando o trauma dele. O ideal nessas horas é manter a postura, falar pouco e mostrar total segurança, diante a situação de medo de seu cão ou gato. Se seu animal quiser ficar próximo a você, toque o menos possível nele. Só o fato da sua presença perto dele, fará com que ele automaticamente se acalme. O melhor a fazer neste caso é tentar distrair seu peludo com coisas que ele goste de fazer. Isso, claro vai variar de cão para cão.

Feche bem janelas, portas ou lugares em que seu peludo possa escapar, pois quando estão com muito medo, o desespero faz com que alguns peludos fujam para longe do barulho, por isso é importante que ele tenha uma plaquinha de identificação com nome e telefone, isso é muito útil no caso de fuga.

Crie um “abrigo” em que seu animal, sinta-se em segurança. De preferência dentro de sua casa, caso ele for do tipo que se esconde.

Outra coisa que pode ajudar nesse momento é colocar algodão nos ouvidos deles. O algodão não vai tirar o medo deles, mas pelo menos irá diminuir a intensidade do barulhos em seu ouvido e diminuirá a sensação de pavor.

Não perca nosso próximo post que falará mais um pouco do que fazer para aliviar e manter o ambiente seguro para nossos peludos durante os jogos e as festas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...