segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Cães X Depressão!! (Parte 1).


Já faz algum tempo que venho notando um número significativo de cães que estão sofrendo de depressão e ansiedade, o post de hoje vai falar um pouco sobre isto.

Semana passada, atendi um caso de depressão, mas de fato tenho atendido com frequência este tipo de problema com os animais. O dono do cão diz que seu peludo não se interessa por nenhuma atividade física, dorme mais que o normal e não se alimenta com a mesma frequência. A primeira coisa que oriento para o cliente é levar o animal ao veterinário para saber se esse problema está relacionado com a saúde física dele. Estando tudo normal, aí é a parte neurológica e comportamental que precisa ser tratada. 

Os animais possuem sentimentos, assim como os humanos. Ou seja, eles ficam felizes, tristes, acordam de mau humor e etc. A única diferença nesses sentimentos é que essas sensações não são tão complexas ou variadas como a dos seres humanos, ou seja, eles conseguem se adaptar e se recuperam mais rápido que o Homem, nessa questão.

Porém, grande parte deste problema é culpa nossa, pois nós humanos transferimos nossas frustrações e sensações ruins aos animais, em um nível tão alto que eles captam essa energia e acabam ficando tão depressivos, estressados e ansiosos quanto nós.

O ambiente em que o peludo vive, afeta diretamente o comportamento dele, ou seja, se o cão viver em um ambiente tenso, onde ele fica constantemente preso, sem brinquedos, sem atenção dos donos e atividades, fará com que ele entre em algum estado de depressão, ansiedade, fobias diversas, medo, agressividade, comportamentos compulsivos e obsessivos.

A segunda parte da matéria vai falar como nossos problemas pessoais podem também afetar os peludos e como isso pode ser evitado. Não perca!!


Caso precise de ajuda com seu peludo, entre em contato e agende uma consulta comportamental.

thiago@equilibrioem4patas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...