quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Crianças e Animais (Parte 2)


Nosso último post falamos um pouco do relacionamento entre crianças e animais e como atitudes mais "agressivas" das crianças podem fazer com que o peludo tenha reações negativas no ambiente de casa.

Lembrando que, você nunca deve permitir que as crianças gritem com o peludo ou machuquem fisicamente eles com puxões, apertões, agarrões . Isso provoca estresse e os irrita.   

O mais legal a se fazer é ensinar as crianças sobre como ser gentil com os animais. Sem gritarias ou brincadeiras bruscas que envolvam puxões ou apertões.

Tocar no peludo é permitido, mas de uma forma prazerosa, tanto para o cão, quanto para a criança.

Ensine as crianças brincadeiras como jogar bolinhas, procurar ou esconder objetos para que o peludo os encontre. Se tiver um pouco mais de habilidade, ensine alguns comandos básicos de obediência para que a criança ensine o peludo a sentar, ficar ou dar a pata por exemplo. Isso ajuda a estabelecer uma hierarquia tanto para o cão como para a criança, fazendo com que a interação entre ambos seja mais amigável e positiva.

Massagens na região da barriga do peludo é um ótimo exercício para a criança aprender a exercer a paciência e tolerância em relação a toques físicos sutis e os peludos geralmente adoram e se contorcem todo de alegria, provocando na criança uma certa satisfação e diversão.

Quando a criança for fazer carinho em um cão, sempre peça para ela fazer carinho na parte de baixo do maxilar e nunca sobre a cabeça do peludo, pois isso reforça a calma do peludo e evita qualquer tipo de mordida, já que, muitas incidências de mordeduras em crianças acontece sempre que a criança tenta passar a mão por cima da cabeça do peludo.

Outro tipo de mordedura comum é quando a criança aproxima seu rosto com o focinho ou os olhos do peludo. Não permita que nenhuma criança faça isso. Caso você tenha um cão ou um gato que não se sentem confortáveis com crianças.

Crianças de colo ou que engatinham podem e devem interagir com os peludos, mas TUDO com a sua supervisão e controle. Você ajuda nos carinhos ao peludo e NUNCA  permita que se monte em um cão ou que a criança puxe seus pelos, a menos que o cão seja extremamente tolerante como os Berneses e os Goldens por exemplo.

Você como líder da matilha, controla todo o ambiente. Se quer um ambiente calmo e equilibrado, com animais e crianças interagindo juntos, proporcione isso.

São gestos simples, mas que com certeza farão com que o peludo seja mais tolerante e amigável com as crianças e ao mesmo tempo, as crianças serão mais amáveis e delicadas com os peludos.

Na última parte da matéria, falaremos sobre o ciúmes que os peludos podem ter de crianças recém nascidas ou de poucos meses. não perca!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...