quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Cães que tomam atitudes agressivas com os donos! (Parte 2)


No post anterior falamos um pouco sobre o que leva nosso próprio cão a nos morder. Esse post vai falar um pouco como reforçamos isso. 

No dia dia da relação com nossos peludos, muitas pessoas não percebem ou até acham "divertido" quando em algumas situações os cães agem de forma mais "efusiva" quando tentamos pegar um brinquedo que está em sua boca, ou até pegar seu osso favorito por exemplo. Geralmente quando o cão é filhote e esse comportamento começa, nós incentivamos essa agressividade com risadas, carinhos e brincadeiras. Mas o dono mal percebe que é exatamente isso que irá reforçar sua agressividade no futuro. Ou seja, você NUNCA deve reforçar positivamente seu cão quando ele rosnar ou impedir que você tire algum brinquedo ou algo em que está na posse dele e não é permitido que ele fique.

Tenha sempre em mente que, depois que um peludo adquire um comportamento agressivo, seja ele por dominância, insegurança ou medo, isso nunca vai desaparecer sozinho, ou seja, ele terá que ser treinado ou dessensibilizado para ter um comportamento desejavel novamente. O que pode levar tempo e muita paciência. Os cães aprendem muito rápido, tanto coisas boas quanto ruins e se ele aprender que usando a agressividade, conseguirá coisas, pode ter certeza que cada dia ele fará com mais e mais vontade.

Para começar a pensar em resolver tal problema, caso ele já não esteja num grau de risco alto, você precisa primeiro analisar os motivos que possam levar seu cão a ficar estressado por determinada ação e o quanto de risco real você tem de levar uma mordida do seu próprio peludo. Analisar o que você fez ou faz de errado para incentivar isso e corrigir sua própria atitude. Após isso sua postura em relação ao enfrentamento do cão, pode determinar muita coisa, pois ele pode não te respeitar o suficiente para obedecer a suas broncas ou pedidos de não se fazer tal coisa.

Uma coisa é certa, se quer realmete o respeito e confiança total do seu peludo em todas as situações, você precisa mostrar o que é certo e errado. Regras, atividades e carinho na hora certa são as chaves para que você tenha um cão equilibrado, calmo e sociável e tolerante em todas as situações.

caso você esteja enfrentando algum problema desse nível, entre em contato e agende uma consulta comportamental.

thiago@equilibrioem4patas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...