sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Peludos que marcam território. (Parte 1)

Seu peludo anda fazendo xixi por tudo quanto é canto da sua casa? Entenda porque isso acontece.

A primeira coisa que precisamos saber é que, marcar território é um comportamento completamente normal e natural dos peludos. Ou seja, é do instinto do cão marcar um determinado local para afirmar sua liderança perante outros cães e até humanos. É um tipo de comunicação canina que pode dizer várias coisas como: Onde ele vive, nível de hierarquia na matilha, no caso das fêmeas se elas estão aptas para acasalar e etc. É um tipo de comunicação de extrema importância para os peludos.

Mas, como os cães vivem com os humanos e em nosso ambiente, eles precisam entender que não é todo lugar da casa que eles podem marcar o território. E para isso, precisamos entender mais algumas coisas a respeito do nosso peludo para poder corrigir tal erro.

Se seu cão por exemplo fica ansioso quando fica sozinho ou sofre de ansiedade de separação, ele pode marcar seu sofá, cadeira, camas ou outros lugares por insegurança e para afirmar para ele mesmo que está tudo bem e não tem perigo no ambiente.

Outros casos que atendo com frequência são de peludos que levantam as patas para marcar território em outros animais e até pessoas.Isso quer dizer que seu peludo quer reafirmar sua dominância entre esses elementos que ele marcou ou tentou marcar.

Fica muito claro perceber que a falta da liderança humana dentro de casa, resulta no aumento de marcação de território do local.

Na segunda parte da matéria, veremos como nossa postura e liderança podem melhorar esse comportamento dos nossos peludos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...