quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Agressividade canina (Parte 2)

Todos os cães, independentes de suas raças ou não, no seu passado de evolução, eram cães predadores, ou seja, que buscavam, caçavam e matavam suas presas para se alimentarem e consequentemente sobreviver.   

A arma básica dos peludos era o focinho e os dentes e com o auxilio das patas os cães eram ótimos caçadores. Para interagirem socialmente, eles também usavam os mesmos focinhos, dentes e patas, para mostrar quem era o líder  ou se quisessem manter ou ficar com algum objeto, por exemplo. 

Durante a domesticação dos cães pelos humanos a alguns séculos, esse comportamento passou a quase não ser usado pelos cães, porém esse mesmo comportamento pode ser retomado em alguns momentos dessa convivência.

Como sempre digo, o ambiente e a forma como o peludo é tratado e criado é que vai definir se ele será dócil ou agressivo. Sempre costumo dizer que os cães só mordem se realmente tiverem uma razão e um motivo para isso e essas razões são muito diretas e especificas. Primeiro, precisamos entender porque seu peludo quer morder ou o que o leva a isso, ou seja, a razão pela qual ele toma sua ultima atitude de aviso que é a mordida.

Em situações normais e sociais, a mordida dos cães não são para machucar ou ferir alguém e sim tentar mudar o comportamento do agredido. Por isso que, antes de acontecer uma mordida, existem outros sinais que indicam que poderá haver uma possível agressão.

Meu clientes sabem muito bem que falo disso todo dia, durante o treinamento de seus peludos como se fosse um mantra que deve ser constantemente lembrado. Antes de uma possível mordida, os avisos que os cães passam antes, servem de alerta para que tal comportamento que incomoda o peludo, mude, caso contrário, ele dará a mordida.

Todo cão, antes de morder faz algum tipo de sinalização, pode ser por um olhar fixo e longo, rosnados, os pelos da nuca ficam arrepiados, o rabo muito erguido ou entre as pernas, seus dentes ficam a mostra, corpo projetado pra frente com o peito bem a mostra, orelhas para trás. Esses são sinais claros de que o cão está avisando que não aprova tal situação e se você ou outro animal ou pessoa não mudarem o comportamento, ele vai atacar.

Se o dono do peludo prestar bem atenção em seu cão, conseguirá identificar exatamente em quais situações o peludo fica incomodado e pode agir dessa maneira, seja por dominância por algum brinquedo ou até pela comida que recebe por exemplo.


Se você estiver tendo dificuldade para resolver problemas de comportamento do seu peludo, entre em contato, peça uma consulta comportamental e entenda os benefícios de realmente entender as necessidades de do seu cão ou gato e do que ele precisa.

thiago@equilibrioem4patas.com
9-7046-5156

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...