segunda-feira, 2 de março de 2015

Síndrome de zoológico!!


Sempre quando socializo ou treino algum peludo nas ruas e passo por portões ou garagens de casa, vejo sempre o mesmo comportamento inadequado dos cães. A chamada síndrome de zoológico. Cães que quando veem outro animal ou determinada pessoa, ficam correndo de um lado para o outro, latindo compulsivamente e freneticamente. Já viu animais tendo comportamentos semelhantes em zoológicos por exemplo?


Pois é, isso é nada mais que estresse, falta de atividades físicas e mentais e atenção as reais necessidades dos animais!!

Infelizmente, no zoológico, os animais não terão chances ou serão respeitados para terem uma vida mais digna e saudável. Só servirão para entretenimento e diversão dos outros. Mas nossos peludos, podem e devem ser respeitados, amados e principalmente, terem uma vida sociável mais digna!!

Ter um quintal grande ou morar em uma casa com portão, não alivia e nem desestressa um animal, como muita gente pensa. Muito pelo contrário!! Dá mais frustração e impaciência ao peludo. Quando 
assumimos a tutela de um animal, além de uma alimentação saudável, abrigo e saúde, ele necessita de atividades que trarão alegria e bem estar, como passeios, brincadeiras, treinamento e amor!!

TODO animal precisa e gosta de interagir com outros animais, pessoas e situações. Se ele não tem interações ou socialização, se tornará um peludo inseguro, triste, agressivo e intolerante.

A cada 10 casas que vivem animais em portões ou garagens que passo, 9 desses peludos, estão completamente desequilibrados emocionalmente. Raramente vejo um peludo que vive nessas condições, sociável tanto com humanos quanto com outros animais!!

Como tutores, devemos ter responsabilidades e cuidados. O maior elo de ligação que você pode ter com um animal é saindo para andar com ele, interagindo fisicamente e mentalmente. Assim, não somente o peludo, mas você também terá uma vida bem mais equilibrada. Os animais tem o poder que nenhum Ser Humano terá: A capacidade de amar incondicionalmente e acalmar e amparar alguém em qualquer situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...