segunda-feira, 13 de abril de 2015

Caixa de areia!!

Felinos são animais extremamente limpos, higiênicos, sensíveis e seletivos!!
Por isso, é muito importante manter sua saúde e bem estar, sempre em primeiro lugar!!

Muitos tutores nem imaginam, mas as caixas de areia não servem somente para os peludos como banheiro, mas possuem também um papel essencial no bem estar físico e mental dele. As caixas de areia devem ser limpas todos os dias, pelo menos duas vezes. E é sempre muito importante ter uma caixa a mais para o número de gatos no ambiente. Ou seja, se você tem dois gatos em casa, o ideal é ter 3 caixas de areia e assim por diante. Isso vale também para o tamanho do seu ambiente. Um ambiente grande requer mais caixa de areia e um pequeno, menos, mas precisa ser bem dimensionado para o bem estar do felino!!

Já resolvi problemas de estresse de peludo felinos, apenas observando que sua caixa de areia estava mega suja, era pequena e ainda ficava perto de onde o peludo se alimentava.

Os gatos são predadores, mas também são presas, por isso, a importância que eles dão em enterrar suas fezes. Pois dessa maneira, eles evitam chamar a atenção de predadores e até possíveis rivais de território.

Alguns comportamentos como necessidades fora da caixa, podem ter relação com a limpeza dela. Os felinos odeiam fazer suas necessidades em locais sujos, ou com um grande número de fezes enterradas. 

Isso pode gerar estresse, tristeza e até agressividade neles!!

É importante também trocar toda a areia pelo menos uma vez por semana. Pois a urina que não é retirada totalmente na limpeza da caixa, se mistura com a areia limpa e provoca, mau cheiro, atrai moscas e o peludo não se sente mais a vontade em fazer suas necessidades ali!!

Mantenha a caixa de areia longe de onde os peludos comem e bebem água. Isso pode inibir uma ação de outra. Ou seja, muitos peludos não comem por causa da caixa de areia perto, enquanto outros não fazem suas necessidades enquanto a caixa de areia estiver por ali.

E finalmente, coloque a caixinha de areia em um local seguro e tranquilo. Lugares movimentados e muito abertos, inibem os felinos de se sentirem seguros para fazerem suas necessidades!!

Por tanto, fique atento a limpeza, tamanho, higienização e localidade das caixas de areia dos peludos. 

Isso faz uma grande diferença no bem estar deles!!

Se estiver com dificuldades para entender seu peludo felino, entre em contato e agende uma consulta comportamental. :)
9-7046-5156
equilibrio.4patas@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...