segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Vivendo em harmonia!!

Não é verdade que cães odeiam gatos ou vice versa. Ou que o felino é presa natural do cão. O que acontece é que tanto os peludos caninos quanto os felinos são espécies que podem disputar o mesmo território e seus recursos. 

Os cães e os gatos têm personalidades diferentes, mas podem viver muito bem juntos. Tudo isso depende da forma como eles são criados, educados ou socializados.

O mais importante é que, tanto o cão quanto o gato, precisam respeitar regras e limites. Precisam se respeitar e interagir entre eles, de uma forma saudável e harmônica. Sem disputas. O papel do tutor é imprescindível nesse momento. Ou seja, cabe ao tutor ensinar regras, limites e maneiras de se conviver em harmonia. 

Se você está pensando em ter outro peludo, canino ou felino, mas já tem um em casa, talvez essa dica possa ajudá-lo a socializá-lo com o novo amigo. Essa dica também serve para quem já tem um cão e um gato vivendo juntos e têm problemas de comportamento entre eles.

Assim que chegar com seu novo animal (cão ou gato), a aproximação com o peludo que está há mais tempo em casa deve ser aos poucos, com paciência e cuidados.Uma dica legal é sempre associar coisas boas na presença do outro. Ou seja, dê petiscos, faça carinho ou brincadeiras positivas, no momento em que ambos estiverem juntos, assim, eles associarão a presença do outro com coisas boas.
Um erro que as pessoas cometem com frequência quando estão fazendo carinho ou dando atenção há um determinado peludo, é parar e dar atenção ao outro quando se aproxima. Isso pode gerar duvidas entre eles, negativando o processo.

Nesse caso, não pare de fazer carinho, mesmo quando o outro peludo chegar. Muito pelo contrario, faça mais carinho ainda, para que ele perceba que recebe mais agrado quando o outro animal se aproxima.

O fato de representar o outro peludo sempre com coisas boas, fará com que a relação entre ambos seja equilibrada e de recompensas mútuas. 

Mas cuidado, em alguns casos é preciso receber ajuda de um profissional para educá-los com maior segurança, eficácia e tranquilidade.

Para isso, entre em contato e peça uma consulta comportamental ou a socialização de seu peludo.

Thiago Sanchez
Consultor comportamental de animais
E-mail: equilibrio.4patas@gmail.com

Tel-Whatsapp: 11-9-7046-5156

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...